Gato foi infetado na Bélgica por dono com coronavírus
Gato foi infetado na Bélgica por dono com coronavírus
A Bélgica registou o primeiro contágio de um animal com Covid-19, um gato contaminado pelo seu dono.
"Um gato foi infetado pelo dono, em Liège (80 km a norte de Bruxelas), sendo um caso isolado e que deriva de um contacto próximo com a pessoa doente, nada indica que os animais sejam um vetor de transmissão" da covid-19, disse, na quinta-feira, na conferência de imprensa diária das autoridades federais de saúde, o microbiologista Emmanuel André.
Este é o primeiro caso de contágio de um animal pelo dono, registado na Europa, mas as autoridades voltam a garantir que não existem evidências de que o contrário possa acontecer, ou seja que os animais domésticos sejam veículo de transmissão da doença.
Bélgica prolonga confinamento até 19 de abril
A Bélgica anunciou, entretanto, o prolongamento do confinamento, para evitar a propagação do novo coronavírus, por mais duas semanas.
Pelo menos até 19 de abril, domingo em que terminam as duas semanas de férias escolares da Páscoa, na Bélgica, vigoram as restrições impostas a 18 de março, de restrições à circulação de pessoas.
“Esta decisão poderá ser renovada a cada duas semanas até ao dia 03 de maio”, acrescentou, esta sexta-feira, a primeira-ministra Sophie Wilmès. em conferência de imprensa.
As autoridades sanitárias da Bélgica tinham registado até ontem 289 mortes e 7.284 casos confirmados de contaminação pela covid-19.
Siga-nos no Facebook, Twitter e receba as nossas newsletters diárias.
