Henri Kox. "Não vamos aumentar os subsídios dos municípios para a construção de casas"
Henri Kox. "Não vamos aumentar os subsídios dos municípios para a construção de casas"
O ministro da Habitação, Henri Kox (Déi Gréng), anunciou na passada sexta-feira que as autoridades locais não receberão nenhuma ajuda adicional do governo para construir. "Não vamos aumentar os subsídios dos municípios para a construção de casas", referiu. Atualmente, as autarquias podem receber ajuda do ministério até 75% do custo da terra para construir habitação social".
Esta é a resposta do ministro a uma pergunta parlamentar do deputado Marc Lies. O presidente da comuna de Hesperange referia-se às consequências económicas da crise nas finanças das comunas. O deputado respondeu que os municípios terão de fazer escolhas em relação a investimentos futuros.
Henri Kox fecha, assim, as portas para novos subsídios, lembrando que "os auxílios estatais no campo da habitação devem cumprir a decisão da Comissão Europeia de 20 de dezembro de 2011".
Em jeito de conclusão, o governante dos Verdes salienta que, para os municípios, o Pacto de Habitação 2.0 existe para apoiar as autoridades locais que desejam criar moradias.
Artigo original publicado na edição francesa do Luxemburger Wort. Edição de Patrícia Cardoso.
Siga-nos no Facebook, Twitter e receba as nossas newsletters diárias.

